“REVOLUÇÕES – Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974)” é a exposição que reúne no Museu do Aljube Resistência e Liberdade, em Lisboa, um conjunto de fotografias nunca apresentado em Portugal, algumas completamente inéditas.
É através do olhar engajado do fotógrafo italiano Uliano Lucas sobre diferentes momentos das lutas de libertação em Angola e na Guiné-Bissau, sobre o Portugal em ditadura e o Portugal libertado da ditadura, que nos transformamos em testemunhas da história.
As fotografias da Guiné-Bissau foram feitas em 1969 quando Uliano Lucas e o jornalista Bruno Crimi foram convidados por Amílcar Cabral, líder do PAIGC, a visitarem as “zonas libertadas” da Guiné. As imagens de Angola foram recolhidas em 1972 e revelam a vida quotidiana de guerrilheiras e guerrilheiros do MPLA. Portugal é representado em dois momentos distintos: o país na fase terminal da ditadura e os dias de festa imediatamente após a revolução de 25 de Abril de 1974.
As fotografias de Uliano Lucas (com livro das Edições do Saguão) tiveram um papel político de relevo, os curadores da exposição, Elisa Alberani, Miguel Cardina e Vincenzo Russo (que falou com a RFI), assumiram a missão de nos dar a conhecer uma parte do rico espólio do fotógrafo das revoluções.
A exposição está patente no Museu do Aljube Resistência e Liberdade, em Lisboa.
Ler e ouvir aqui