Ir para o conteúdo Ir para o rodapé
catedra
A Cátedra

Lobo Antunes

A Cátedra “António Lobo Antunes” será estruturada segundo duas diretrizes: didática e de difusão cultural, e as suas atividades serão divulgadas e promovidas através deste website.

Estrutura da Cátedra

Diretriz didática

Será garantida pela difusão e pelo ensino da língua portuguesa nos cursos curriculares e extra-curriculares (o ensino básico do português para alunos do Programa Erasmus em out going) e pela atribuição de um curso de alta formação em História das Ideias e da cultura portuguesa a um visiting professor de uma Universidade ou Centro de Investigação português ou internacional.

Diretriz científica e de difusão cultural

Organização de eventos (congressos, palestras de especialistas, lançamentos de livros, convite a escritores lusófonos) e de promoção editorial. Neste sentido, a Cátedra “António Lobo Antunes” funcionará em parceria com a Cátedra Eduardo Lourenço da Universidade de Bolonha (sob a direção do Professor Roberto Vecchi) para a constituição de uma coleção editorial, recentemente lançada pela Editora Meltemi de Milão, intitulada “Pensiero Atlantico” sobre o pensamento português e em português. O primeiro título da coleção a ser lançado será o volume de ensaios de Eduardo Lourenço Do Colonialismo como nosso impensado.

Università degli Studi di Milano

Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras

Celebrando o contributo que António Lobo Antunes tem dado à literatura, à língua e à cultura portuguesas, a Cátedra ostentará o nome deste grande escritor português contemporâneo.

A instituição desta Cátedra no Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Università degli Studi di Milano (UniMi) nasce do interesse que esta instituição tem dedicado à língua e à cultura portuguesas e da estratégia do Camões, I.P. de apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação e de ensino/formação que contribuam para a projeção do português enquanto língua global, para a produção de ciência em português e para a afirmação da cultura como eixo de desenvolvimento.

Foi assinado o Acordo de Cooperação entre a Università degli Studi di Milão representada pelo seu Reitor, Elio Franzini, e o Camões — Instituto da Cooperação e da Língua I.P., representado pelo Embaixador de Portugal em Roma, Francisco Ribeiro Telles.

Direção

Prof. Vincenzo Russo

Sob a direção do Professor Vincenzo Russo, que desde 2009 coordena a  Secção de Português da Universidade de Milão, a Cátedra Lobo Antunes tem como finalidade e propósito promover e potenciar o ensino e a difusão da língua e cultura portuguesa. A inauguração da Cátedra foi celebrada em outubro de 2018 com uma lectio magistralis proferida pelo escritor mais importante da contemporaneidade portuguesa: António Lobo Antunes, autor desde 1979 de uma rica e vastíssima obra que conta com mais de trinta romances e cinco volumes de crónicas — traduzida, lida e admirada em todo o mundo.