Como programa paralelo à exposição Revoluções: Guiné-Bissau, Angola, Portugal (1969-1974) de Uliano Lucas, decorre nos dias 15 e 16 de maio de 2024, no Museu Nacional da República em Brasília, o Colóquio Retratos das Revoluções.
O Colóquio começa com uma conversa com o fotógrafo italiano Uliano Lucas, dinamizada por Vincenzo Russo, Elisa Alberani e Miguel Cardina, curadores da exposição “Revoluções”.
No dia 16 de maio, pesquisadores do Brasil, de Itália, de Moçambique e de Portugal examinam, sob diferentes perspetivas, as marcas históricas, literárias e artísticas do 25 de Abril, bem como das lutas de libertação nacional dos Países Africanos que conduziram a sua independência (1974-1975).
O colóquio é realizado pela Cátedra Agostinho da Silva (UnB) do Camões, I.P., e pela Cátedra António Lobo Antunes do Camões, I.P., (UniMI), em parceria com a Delegação da União Europeia, as Embaixadas de Itália e de Portugal no Brasil e o Camões – Centro Cultural Português em Brasília. O evento conta também com o apoio da FAPDF e do CNPq.
Conheça aqui o programa do dia 15 de maio e 16 de maio.