Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé
Contar de Abril. Testemunho e Revolução
COLÓQUIO | 2O-21 jun. ’24 | Auditório | Entrada livre

Colóquio Contar de Abril – Testemunho e Revolução discute, a propósito da Revolução de Abril, a relação entre a escrita autobiográfica e a escrita ficcional, assim como pensar a condição da escrita testemunhal.

Como contaram Abril aqueles que o viveram ou que o receberam como passado imediato? De que modos é que a experiência histórica foi contada na primeira pessoa? Como é que essas narrativas se articulam com as obras ficcionais sobre o tema? Em que medida a memória desses protagonistas tem vindo a refazer as formas de entendimento da revolução nas últimas cinco décadas?

Eis algumas das questões a que este encontro ensaiará dar respostas, com o contributo de escritores e investigadores no domínio da Literatura Portuguesa, Estudos Comparatistas, Estudos de Memória e Ciências Sociais: Ana Cristina Gil, Ana Margarida de Carvalho, Ana Maria Saldanha, Ana Paula Arnaut, Carina Infante do Carmo, Elsa Peralta, Felipe Cammaert, Isabel Araújo Branco, Isabel Cristina Mateus, Isabel Cristina Rodrigues, Joana Meirim, Luísa Tiago de Oliveira, Lídia Jorge, Mariana Liz, Mariana Maurício, Paula Godinho, Paula Morão, Pedro Mexia, Sofia Andrade, Rita Patrício, Rui Sousa e Vincenzo Russo.

PROGRAMA

Organização de Carina Infante do Carmo e Rita Patrício, Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.