Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé

FREDERICO, Graziele, DUTRA, Paula Q., MOLLO, Lucia. “Entrevistas a lxs autorxs” In. TENNINA, Lucía (org.) Quilombo. Cartografía de la autoria negra brasileña. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Tinta Limóns, 2019.

Em 1º de junho de 2016, realizou-se na Universidade de Brasília a III Jornada Literária de Autoria Negra: percursos Contemporâneos, organizada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea. Naquela ocasião, Graziele Frederico, Paula Dutra e Lúcia Mollo, organizaram sob a coordenação da professora Regina Dalcastagnè, uma série de entrevistas com os escritores convidados. A ideia era expandir alguns dos temas que seriam debatidos durante o evento e registrar a opinião dos autores tanto sobre a própria prática do fazer literário, como a questões políticas e éticas. O material em vídeo foi organizado tanto para exibição nas escolas públicas do Distrito Federal como em versão sintética disponibilizada no canal Youtube do Gelbc (GELBC – YouTube). Num segundo momento, as entrevistas por escrito foram publicadas na edição 51 da Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea e por fim, no ano de 2019 passaram a integrar uma importante compilação crítica sobre a produção literária afro-brasileira, publicada em Buenos Aires pela organização da crítica e professora Lucía Tennina. Quilombo traz na íntegra e em espanhol as entrevistas com Miriam Alves, Ricardo Aleixo, Cristiane Sobral, Ronald Augusto, Dinha, Cuti, Eliane Marques, Esmeralda Ribeiro, Lívia Natália e Mel Adún.

 

Crespo

cuando todavía era estudiante

un muchacho impertinente

vivía gritando detrás mío

salí crespo de enfrente mío

 

mi crespo incomodaba

la clase se reía

él gritaba

era motivo de burla

y la profesora

no reparaba

 

yo me corrí de enfrente suyo

me corrí para leer el mundo

y poder empoderarme

reconocí mis orígenes

mi crespo es mi historia

mi crespo es mi lugar

mi ADN

Eliakin Rufino in Quilombo. Cartografía de la autoria negra brasileña, Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Tinta Limóns, 2019, pp. 74-75.